Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O trabalho interdisciplinar no contexto da exclusão

2003; Conselho Federal de Psicologia; Volume: 23; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s1414-98932003000300013

ISSN

1982-3703

Autores

Kátia Cristina Tarouquella Rodrigues Brasil, Deise Matos do Amparo, Maristela Munis Gusmão, Roberto Menezes de Oliveira, Maria Ozanete Medeiros, Carlota Novaes, Lucila Belfort,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente artigo apresenta um programa de intervenção psico-educativo e sócio-cultural com crianças e adolescentes em situação de risco. Discute-se um modelo de atendimento em rede, através da compreensão interdisciplinar que propõe atuação em diferentes níveis: atendimentos clínicos, oficinas psico-educativas e de teatro. Percebe-se ainda que a instituição, enquanto conjunto de regras, a equipe de profissionais, enquanto figuras modelares, o grupo, enquanto oportunidade de pertencimento, possibilitam a inscrição do adolescente em um processo de trocas intersubjetivas, promovendo regulação de novas relações e possibilidades de resgate e apropriação de sua história subjetiva.

Referência(s)