
O trabalho interdisciplinar no contexto da exclusão
2003; Conselho Federal de Psicologia; Volume: 23; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s1414-98932003000300013
ISSN1982-3703
AutoresKátia Cristina Tarouquella Rodrigues Brasil, Deise Matos do Amparo, Maristela Munis Gusmão, Roberto Menezes de Oliveira, Maria Ozanete Medeiros, Carlota Novaes, Lucila Belfort,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente artigo apresenta um programa de intervenção psico-educativo e sócio-cultural com crianças e adolescentes em situação de risco. Discute-se um modelo de atendimento em rede, através da compreensão interdisciplinar que propõe atuação em diferentes níveis: atendimentos clínicos, oficinas psico-educativas e de teatro. Percebe-se ainda que a instituição, enquanto conjunto de regras, a equipe de profissionais, enquanto figuras modelares, o grupo, enquanto oportunidade de pertencimento, possibilitam a inscrição do adolescente em um processo de trocas intersubjetivas, promovendo regulação de novas relações e possibilidades de resgate e apropriação de sua história subjetiva.
Referência(s)