Artigo Acesso aberto

Telenovela as a communicative resource

2011; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português

10.11606/issn.1982-8160.v3i1p21-47

ISSN

1982-8160

Autores

María Immacolata Vassallo de Lopes,

Tópico(s)

Social and Economic Solidarity

Resumo

O presente artigo reflete sobre o caso da telenovela brasileira a partir de dois eixos. O primeiro demonstra como a telenovela no Brasil se incorporou, ao longo de sua história, à cultura do país, tornando-se um de seus elementos mais distintivos e aquele que, possivelmente, melhor caracteriza hoje uma «narrativa da nação». O segundo defende a hipótese de que por ter conseguido alta credibilidade, a telenovela brasileira tornou-se um espaço público de debates de temas representativos da modernidade que se vive no país, convertendo-se assim em um «recurso comunicativo». O objetivo é entender mais e melhor como uma narrativa pensada para o entretenimento de mulheres pode chegar a essa condição.

Referência(s)