
Percepção de esforço e dispneia em pediatria: revisão das escalas de avaliação
2014; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 47; Issue: 1 Linguagem: Português
10.11606/issn.2176-7262.v47i1p25-35
ISSN2176-7262
AutoresRenata Martins, Maíra Seabra de Assumpção, Camila Isabel Santos Schivinski,
Tópico(s)Healthcare Regulation
ResumoModelo do estudo: revisão bibliográfica. Objetivo: revisar e apresentar diferentes escalas utilizadas para avaliação da percepção de esforço e dispneia em crianças e adolescentes. Metodologia: revisão bibliográfica com consulta nas bases de dados: Medline/PubMed e SPORTDiscus (EBSCO), sem restrição de data, realizada no período de fevereiro a maio de 2013. Foram utilizados os descritores: child, perceived exertion, dyspnea, scale. Consideradas publicações que validaram e utilizaram escalas de percepção de esforço e/ou dispneia específicas para crianças e adolescentes. Resultados: foram encontrados 154 estudos, dos quais 12 foram incluídos nessa revisão. Identificou-se um total de 15 escalas validadas na língua inglesa e 1 em português, sendo que a maioria delas utiliza como base a escala de Borg. Cada uma possui particularidades, considerando o tipo de exercício e atividade que será desempenhada, a situação clinica a ser avaliada e idade da criança. Sua adequada aplicação pode retratar informações confiáveis e viabilizar a participação ativa desse grupo etário durante diferentes atividades, auxiliando na área assistencial e cientifica. Conclusões: não há nenhuma escala considerada padrão ouro até o momento. Todas são elaboradas com Figuras, descritores verbais e numéricos, para facilitar a compreensão das crianças e permitir que as mesmas tenham entendimento das próprias sensações de dispneia e de esforço.
Referência(s)