Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Habilidade pragmática e Síndrome de Down

2009; CEFAC Saúde e Educação; Volume: 11; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s1516-18462009000800006

ISSN

1982-0216

Autores

Etelvina Maria França Soares, Mônica Medeiros de Britto Pereira, Tânia Maria Marinho Sampaio,

Tópico(s)

Inclusion and Disability in Education and Sport

Resumo

OBJETIVO: investigar as habilidades pragmáticas em sujeitos com Síndrome de Down e sua influência no uso comunicativo. MÉTODOS: avaliação da pragmática (ABFW). Participaram desta pesquisa 10 crianças e adolescentes, de ambos os sexos, com idades entre sete e treze anos. A coleta de dados foi realizada a partir de uma situação de brincadeira livre com um familiar. Os padrões de comportamento foram analisados por meio das funções comunicativas, dos meios de comunicação (vocal, gestual ou verbal) e dos atos comunicativos. Os resultados foram tratados estatisticamente (p < 0.05 Kruskal-Wallis; Q1 = n/4 Q2 = n/2 Q3 =3n/4 (n = 10) Primeiro Quartil, Mediana, Terceiro Quartil. RESULTADOS: foram realizados em média 2.88 atos comunicativos por minuto. Entre as funções comunicativas as de maior frequência foram a comentário e a narrativa. O meio comunicativo de maior frequência foi o verbal. Todos os participantes utilizaram as funções comunicativas: comentário, reconhecimento do outro e jogo compartilhado e 90% do direcionamento da comunicação foi realizado pelas crianças e adolescentes. CONCLUSÃO: os meios comunicativos verbal e gestual foram os mais utilizados pelos participantes do estudo. Em relação às funções comunicativas observou-se a predominância da função comentário e narrativa. O direcionamento da comunicação foi realizado predominantemente pelas crianças e adolescentes participantes do estudo.

Referência(s)