Artigo Revisado por pares

Utilization of Optical Coherence Tomography (OCT) in the Diagnosis of an Iris Tapioca Tumor

2010; Elsevier BV; Volume: 81; Issue: 6 Linguagem: Espanhol

10.1016/j.optm.2010.04.049

ISSN

1529-1839

Autores

Tina V. Shah, Whitney Catanio, Nancy N. Wong, Stefie Ribeiro, Gloria H. Chung,

Tópico(s)

Insect behavior and control techniques

Resumo

A avaliação dos fatores que impactam na satisfação dos clientes de serviços não é tarefa simples, mas é de grande relevância para o marketing por colaborar para uma melhor compreensão do comportamento do consumidor de serviços. Neste estudo, foram avaliadas as relações existentes entre qualidade e satisfação de clientes, por meio da revisão da literatura existente sobre qualidade, serviços e satisfação e de um estudo descritivo-quantitativo no setor de controle de pragas, com uso do método de coleta survey. A qualidade de serviço foi medida pela escala SERVPERF, e as variáveis analisadas foram condensadas em cinco fatores pela análise fatorial. Posteriormente, esses fatores tiveram sua influência na satisfação do consumidor analisada por meio da regressão múltipla. Verificou-se que as dimensões da qualidade dos serviços que mais influenciaram na satisfação do cliente foram: conhecimento, documentação, atendimento, apresentação e tangíveis. Com os resultados obtidos nesta pesquisa, objetivou-se colaborar para a produção acadêmica, para o desenvolvimento do setor e para a gestão estratégica de marketing das empresas controladoras de pragas.The evaluation of factors affecting customer satisfaction of services is no easy task, but it is of great relevance for marketing because of its collaboration for a better understanding of services consumer behavior. In this study, were evaluated the existing relations between quality and customer satisfaction, through the review of existing literature on quality, service and satisfaction and of quantitative-descriptive study in pest control sector, using the collecting method of survey. Service quality was measured by SERVPERF scale, and the analyzed variables were condensed into five factors by factor analysis. Subsequently, these factors had their influence on consumer satisfaction analyzed by multiple regression. It was found that the dimensions of service quality that most influenced customer satisfaction were: knowledge, documentation, assistance, presentation and tangibles. With the results obtained in this research, the aim was to contribute to the academic literature, for the development of the sector and the strategic marketing management of pest control firms.La evaluación de los factores que provocan impacto en la satisfacción de los clientes de servicios no es tarea sencilla, mas es de gran relevancia para el marketing por colaborar para una mejor comprensión del comportamiento del consumidor de servicios. En este estudio, fueron evaluadas las relaciones existentes entre calidad y satisfacción de clientes, mediante la revisión de la literatura existente sobre calidad, servicios y satisfacción y de un estudio descriptivo-cuantitativo en el sector de control de plagas, utilizando el método de colecta survey. La calidad de servicio fue medida por la escala SERVPERF, y las variables analizadas fueron condensadas en cinco factores por el análisis factorial. Posteriormente, esos factores tuvieron su influencia en la satisfacción del consumidor analizada mediante la regresión múltipla. Se verificó que las dimensiones de la calidad de los servicios que más influenciaron en la satisfacción del cliente fueron: conocimiento, documentación, atención, presentación y tangibles. Con los resultados obtenidos en esta investigación, se tuvo el objetivo de colaborar para la producción académica, para el desarrollo del sector y para la gestión estratégica de marketing de las empresas controladoras de plagas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX