A Cultural Politics of Entrepreneurship in Nation‐Making: Phoenicians, Turks, and the Arab Commercial Essence in Brazil
2004; Wiley; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1525/jlca.2004.9.2.319
ISSN1548-7180
Autores Tópico(s)Socioeconomic Development in Asia
ResumoABSTRACT Mapeando os fluxos de ideologias e imigrantes que partiram do oriente médio para o Brasil, este artigo pretende explorar como a ideia de fenícia nos nacionalismos sírio e libanês foi reformulada pelos sírio‐libaneses no Brasil. Argumenta‐se que eles alegaram possuir origens fenícias para poder bancar a posição de empreendedores na nação brasileira. Meu objetivo é traçar como se deu essa estratégia em duas épocas do Brasil no século XX: primeiro, o paradigma de agricultura que durou até os anos vinte, e, segundo, o ideal de “o gigante industrial despertando.” Argumenta‐se que as auto‐ declarações empreendedoras feitas pelos árabes à nação brasileira foram marginalizadas no começo do século XX mas ganharam um respeito equivocado na segundo guerra mundial. Demonstra‐se que essa posição posterior limitou‐se à suposta aptidão nata comercial dos árabes, conirmada por sua auto‐gloriicação como herdeiros do mercan tilismo fenício. Situando tal dinamica no debate sobre o empreendedorismo étnico, este artigo visa exprimir a política cultural de empreendedorismo na formação da nação.
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