Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A educação corporal no Paraná através do movimento escoteiro em Guarapuava (1927-1936)

2011; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 27; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0102-46982011000200007

ISSN

1982-6621

Autores

Carlos Herold,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar as representações e as práticas escoteiras em Guarapuava-PR no final da década de 1920, pontuando a ênfase dada pelos seus atores na questão da educação corporal. Como fontes primárias foram utilizados, predominantemente, jornais publicados na cidade durante o período. A partir das ferramentas metodológicas elaboradas por Chartier (2002) e Certeau (2007), analisamos a educação corporal executada pelo escotismo, dividindo o texto em três momentos: no primeiro, enfatizamos a forte presença da educação corporal no escotismo no Brasil; no segundo, realizamos a mesma tarefa focalizando o estado do Paraná; por fim, detemonos na primazia da educação corporal nas ideias e práticas escoteiras que tiveram lugar em Guarapuava. Como conclusão, pudemos observar que o escotismo guarapuavano absorveu em suas práticas educacionais os preceitos dos modernos debates pedagógicos que valorizavam a atenção à educação do corpo, divulgando-os na cidade e criando algumas das condições para que ela fosse escolarizada.

Referência(s)