Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Teorias de aprendizagem e o ensino/aprendizagem das ciências: da instrução à aprendizagem

2003; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1413-85572003000100002

ISSN

2175-3539

Autores

Clara Vasconcelos, Joâo Félix Praia, Leandro S. Almeida,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Uma preocupação sempre presente da investigação na área da Psicologia Educacional, é a da compreensão do processo de aprendizagem do aluno, nomeadamente em contexto formal de ensino. Nessa linha, o ensino das ciências recorre a essa área de conhecimento para fundamentar teoricamente concepções e práticas de ensino/aprendizagem, no contexto e ecologia de sala de aula específicos. Neste artigo apresenta-se o contributo das diversas teorias de aprendizagem no processo de ensino/aprendizagem das ciências, especificando a influência de algumas delas nas perspectivas de ensino que foram sendo evolutivamente assumidas. Desse modo, inicia-se uma descrição histórica, referindo perspectivas de ensino apoiadas na vertente behaviorista e termina-se a sua abordagem referindo teorias cognitivo-construtivistas, que deram lugar a perspectivas de ensino voltadas para o papel do aluno, como sujeito ativo na construção do conhecimento, e para o reconhecimento do valor meramente instrumental dos conteúdos curriculares.

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