
Estágio curricular em enfermagem: transição de identidades
2000; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 34; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0080-62342000000200013
ISSN1980-220X
AutoresRegina Szylit Bousso, Míriam Aparecida Barbosa Merighi, Marli Alves Rolim, María Luiza Gonzalez Riesco, Margareth Ângelo,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoA experiência do "Estágio Curricular" no Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP), é relatada não só como uma inovação para atender às exigências do Currículo Mínimo em Enfermagem, como para dar consistência à formação pretendida com o novo currículo da EEUSP. A proposta é de possibilitar ao aluno vivenciar um processo de transição do ser estudante para o ser profissional. As autoras fazem uma análise retrospectiva de como a experiência tem sido vivenciada pelos envolvidos - graduando, docente e enfermeiro assistencial, tecendo considerações acerca dos resultados que evidenciam indicadores de autonomia e de responsabilidade do futuro profissional.
Referência(s)