Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Estágio curricular em enfermagem: transição de identidades

2000; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 34; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0080-62342000000200013

ISSN

1980-220X

Autores

Regina Szylit Bousso, Míriam Aparecida Barbosa Merighi, Marli Alves Rolim, María Luiza Gonzalez Riesco, Margareth Ângelo,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

A experiência do "Estágio Curricular" no Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP), é relatada não só como uma inovação para atender às exigências do Currículo Mínimo em Enfermagem, como para dar consistência à formação pretendida com o novo currículo da EEUSP. A proposta é de possibilitar ao aluno vivenciar um processo de transição do ser estudante para o ser profissional. As autoras fazem uma análise retrospectiva de como a experiência tem sido vivenciada pelos envolvidos - graduando, docente e enfermeiro assistencial, tecendo considerações acerca dos resultados que evidenciam indicadores de autonomia e de responsabilidade do futuro profissional.

Referência(s)