
Criatividade e inteligência: analisando semelhanças e discrepâncias no desenvolvimento
2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 15; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s1413-294x2010000300003
ISSN1678-4669
AutoresSolange Múglia Wechsler, Maiana Farias Oliveira Nunes, Patrícia Waltz Schelini, Adriana Ferreira, Dejenane Aparecida Pascoal Pereira,
Tópico(s)Education, Achievement, and Giftedness
ResumoAs semelhanças e discrepâncias entre inteligência e criatividade foram investigadas, assim como os possíveis impactos de gênero e série educacional sobre o seu desenvolvimento. A amostra foi composta por 172 estudantes (91 mulheres, 81 homens), com idades variando dos 7 aos 17 anos. A avaliação da inteligência foi feita por meio da versão brasileira da Bateria Woodcock-Johnson III enquanto que criatividade foi avaliada pelos Testes de Pensamento Criativo de Torrance. Os resultados obtidos pelas MANOVA e ANOVA demonstraram efeitos significativos de série escolar para inteligência e criatividade figural, e de sexo para criatividade verbal. Não houve correlações significativas entre inteligência e criatividade, de acordo com as medianas nos testes de inteligência. A análise fatorial rotação Varimax apontou distinção entre inteligência, criatividade verbal e figurativa, indicando a independência entre estes construtos.
Referência(s)