(In)formação, um caminho para a participação política? Um estudo de caso sobre o Programa de Educação para a Cidadania da ALMG
2008; Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1413-99362008000200016
ISSN1981-5344
Autores Tópico(s)Information Science and Libraries
ResumoNao obstante a discussao da democratizacao da informacao produzida pela esfera publica e governamental seja uma condicionante fundamental para o exercicio da cidadania, esta nao pode se concretizar se nao houver, antes, a democratizacao da informacao sobre a esfera publica e governamental, seu funcionamento e seus fundamentos. Esta proposta de pesquisa pretendeu discutir os aspectos da relacao entre informacao, praticas pedagogicas e cidadania. Seu nucleo argumentativo sustentou-se no pressuposto de que a falta de um conhecimento pleno acerca do funcionamento do Estado e de suas funcoes, por parte da sociedade, pode redundar numa fraca e falha participacao politica. Ante tal problematica, duas questoes se colocaram: 1) a de saber qual e a relacao entre o acesso as informacoes disponibilizadas e veiculadas por programas de educacao para a cidadania desenvolvidos por orgao publicos e o exercicio da dimensao politica de cidadania por parte dos cidadaos por eles contemplados; e 2) a de verificar de que modo tais programas podem se constituir como fontes de informacao para o exercicio da dimensao politica de cidadania. Para responder a essas duas perguntas, estudamos um programa de educacao para a cidadania desenvolvido por um orgao publico o programa Educacao para a Cidadania da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG). O enfoque escolhido para a analise da relacao entre o acesso a informacao e o exercicio da dimensao politica da cidadania transitou em tres grandes areas do conhecimento: a Ciencia da Informacao, a Ciencia Politica e a Educacao. Dentre as conclusoes a que chegamos estao a de que a apropriacao da informacao nao se da de forma uniforme e a de que os programas de educacao para a cidadania podem se constituir como fontes de informacao, mas sempre sofrerao a influencia da diferenca de posicoes, motivacoes e intencoes dos atores envolvidos.
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