Ekphrasis em música: os Quadrados Mágicos de Paul Klee na Sonata para violão solo de Leo Brouwer
2009; Escola de Música da UFMG; Issue: 19 Linguagem: Português
10.1590/s1517-75992009000100006
ISSN2317-6377
AutoresRicardo Marçal de Souza e Silva,
Tópico(s)Schopenhauer and Stefan Zweig
ResumoPara Siglind Bruhn, o conceito de ekphrasis, usado nas artes plásticas e na literatura, pode ser aplicado também para certas obras musicais. Partindo dessa concepção, desenvolvida pela autora na obra Musical Ekphrasis: composeres responding to poetry and painting este artigo investiga a apropriação que o compositor cubano Leo Brouwer (1939 - ) faz, no primeiro movimento de sua Sonata para violão solo, de certos procedimentos composicionais utilizados pelo pintor suíço Paul Klee (1879-1940) em sua série de pinturas intitulada Quadrados Mágicos, caracterizando, assim, uma ekphrasis.
Referência(s)