Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Equidade e iniquidade no ensino superior: uma reflexão

2009; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 17; Issue: 62 Linguagem: Português

10.1590/s0104-40362009000100002

ISSN

1809-4465

Autores

Vera Lúcia Felicetti, Marília Costa Morosini,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O artigo aborda a questão da equidade no Ensino Superior sob três focos: equidade de acesso, de participação e de resultados. Reflete e questiona o que é equidade nesse nível de ensino. O referencial teórico considera os estudos apresentados na Organization for Economic Co-Operation and Development (OECD) 2008 e outros. Apresenta um comparativo estatístico entre as últimas médias dos alunos aprovados no vestibular de uma IES pública, em 2008, e o argumento último dos aprovados no vestibular da mesma instituição, em 2007. A interlocução teórica e o estudo estatístico caracterizam o estado de conhecimento do assunto sob aspectos qualitativos e quantitativos, fortalecendo a identificação dos fatores intervenientes à equidade ou iniquidade no Ensino Superior. Destaca a existência de políticas de ações afirmativas como uma forma de aumentar a equidade de acesso. Os resultados apontam a existência da iniquidade no ensino público fundamental e médio. O artigo ressalta a necessidade de estudos mais aprofundados acerca da equidade na Educação.

Referência(s)