Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Organizações de aprendizagem ou aprendizagem organizacional

2004; SciELO; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1676-56482004000100009

ISSN

1676-5648

Autores

Yeda Swirski de Souza,

Tópico(s)

Management and Organizational Studies

Resumo

Este artigo tem como objetivo chamar à atenção para possibilidades de desenvolvimento e otimização de processos de aprendizagem organizacional, levando-se em conta as realidades sociais e culturais dos contextos organizacionais. Destaca-se que existem caminhos para a prática da aprendizagem organizacional que não se restringem às idéias de A quinta disciplina de Peter Senge e sua proposição das organizações de aprendizagem, que é abordada aqui em uma perspectiva crítica. Para o desenvolvimento e otimização de processos de aprendizagem é proposta a noção de oportunidades de aprendizagem organizacional, inspirada nos estudos sobre aprendizagem organizacional e na pesquisa-ação que tem sido desenvolvida nesse campo específico. São apresentadas duas situações organizacionais que se revelaram como oportunidades de aprendizagem organizacional em dois contextos organizacionais diferentes: (i) reuniões de trabalho, no contexto de uma unidade de uma empresa de telefonia; (ii) feiras setoriais, no contexto de um cluster coureiro-calçadista.

Referência(s)