Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Representações do corpo em uma revista de negócios

2010; Associação Brasileira de Psicologia Social; Volume: 22; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0102-71822010000200011

ISSN

1807-0310

Autores

Cláudia Sirangelo Eccel, Carmem Lígia Iochins Grisci, Leonardo Tonon,

Tópico(s)

Qualitative research in health

Resumo

O presente artigo resulta de uma pesquisa exploratória que procurou analisar como uma revista de negócios representa o corpo através do que veicula em suas reportagens. As representações encontradas foram categorizadas em dois grupos - gênero e estilo - analisados de acordo com referenciais teóricos sobre o trabalho e o corpo na contemporaneidade. Foi possível identificar que a representação dos corpos na revista passa por uma homogeneização dos estilos de vida no meio executivo. Verificaram-se ainda elementos relativos às prescrições quanto à normalização e adaptação dos corpos a um dado modelo de sucesso profissional que ultrapassa as maneiras de trabalhar e invade a subjetividade dos indivíduos. Além disso, a análise permitiu um olhar sobre o corpo construído e significado de acordo com as exigências da atual sociedade de consumo.

Referência(s)