
Representações do corpo em uma revista de negócios
2010; Associação Brasileira de Psicologia Social; Volume: 22; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0102-71822010000200011
ISSN1807-0310
AutoresCláudia Sirangelo Eccel, Carmem Lígia Iochins Grisci, Leonardo Tonon,
Tópico(s)Qualitative research in health
ResumoO presente artigo resulta de uma pesquisa exploratória que procurou analisar como uma revista de negócios representa o corpo através do que veicula em suas reportagens. As representações encontradas foram categorizadas em dois grupos - gênero e estilo - analisados de acordo com referenciais teóricos sobre o trabalho e o corpo na contemporaneidade. Foi possível identificar que a representação dos corpos na revista passa por uma homogeneização dos estilos de vida no meio executivo. Verificaram-se ainda elementos relativos às prescrições quanto à normalização e adaptação dos corpos a um dado modelo de sucesso profissional que ultrapassa as maneiras de trabalhar e invade a subjetividade dos indivíduos. Além disso, a análise permitiu um olhar sobre o corpo construído e significado de acordo com as exigências da atual sociedade de consumo.
Referência(s)