
Estratégias editoriais e territorialização do campo pedagógico: um livro de Sampaio Dória sob a pena do editor da Biblioteca de Educação
2013; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 17; Issue: 39 Linguagem: Português
10.1590/s2236-34592013000100004
ISSN2236-3459
AutoresMarta María Chagas de Carvalho,
Tópico(s)Sociology and Education in Brazil
ResumoEste artigo analisa a inserção do livro Educação moral e educação econômica, de autoria de Sampaio Dória, na coleção Biblioteca de Educação, organizada por Lourenço Filho para a Companhia Melhoramentos de São Paulo. O texto analisa a territorialização promovida pelos dispositivos textuais e editoriais de repartição e apresentação dos volumes da coleção. Sustenta que, ao enquadrarem Dória como pedagogista social, esses dispositivos situam-no no que o editor entendia como periferia do programa de renovação da escola brasileira que a Coleção promovia. Mostra como os temas que Lourenço Filho considerava nucleares no movimento internacional pela Escola Nova foram atribuídos a outros autores, apesar de sua recorrência na produção de Sampaio Dória.
Referência(s)