Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Impacto da sintomatologia osteomuscular na qualidade de vida de professores

2011; ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SAÚDE COLETIVA; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1415-790x2011000200009

ISSN

1980-5497

Autores

Marcos Henrique Fernandes, Vera Maria da Rocha, Ana Angelica Ribeiro Fagundes,

Tópico(s)

Musculoskeletal pain and rehabilitation

Resumo

O presente estudo objetivou verificar o impacto da sintomatologia osteomuscular na qualidade de vida dos professores da rede municipal de ensino de Natal/RN. Trata-se de uma pesquisa descritiva-analítica com corte transversal, que teve como amostra 242 docentes da rede básica. Foi utilizado o Whoqol-breve para avaliação da qualidade de vida e o questionário Nórdico para os sintomas osteomusculares. Na análise dos dados foram utilizados procedimentos da estatística descritiva e o teste de Mann-Whitney, com um nível de significância de 5%. A prevalência da referida sintomatologia foi de 63,2% entre os investigados, levando-se em consideração os sete dias anteriores ao momento da coleta dos dados. Todos os domínios da qualidade de vida apresentaram-se comprometidos entre o grupo de docentes que apresentaram os sintomas osteomusculares quando comparados ao grupo sem a sintomatologia, sendo encontrado no domínio Físico valor de p < 0,001, no Psicológico p < 0,001, Relação Social p < 0,001 e Meio Ambiente p < 0,001. Dessa forma, a presença de sintomatologia osteomuscular apresentou grande correlação estatística com o comprometimento da qualidade de vida dos professores da rede básica do município de Natal, RN.

Referência(s)