Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O diálogo da tradição e da renovação sobre a montagem de Tristão e Isolda de Richard Wagner por Peter Konwitschny

2006; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Issue: 19 Linguagem: Português

10.11606/issn.2236-4242.v0i19p33-40

ISSN

2236-4242

Autores

Alexandre Sobreira Martins,

Tópico(s)

Theatre and Performance Studies

Resumo

A presente comunicação busca fazer uma leitura da montagem de Peter Konwitschny do drama musical Tristan und Isolde, do compositor alemão Richard Wagner encenada no Teatro Nacional de Munique durante o Festival de Ópera de Munique de 1998, considerando-o como uma revisão pós-moderna que busca romper com a tradição de encenações wagnerianas, trazendo o conteúdo do drama de Wagner para nosso contexto atual; essa leitura será feita à luz das propostas de Christopher Innes e Artaud sobre a representação teatral e as leituras de Homi Bhabha e Michel Foucault sobre a pós-modernidade.

Referência(s)