
JOGO DE ENGENHARIA ECONOMICA UTILIZANDO A PLATAFORMA MOODLE
2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 12; Issue: 12 Linguagem: Português
10.5902/223611708169
ISSN2236-1170
AutoresAndreas Dittmar Weise, Cristiano Descovi Schimith, Nilton Camargo Batista da Silva,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO presente artigo demonstra um jogo criado para auxiliar na disciplina de Engenharia Econômica dos cursos voltados nas áreas das Engenharias, na plataforma Moodle. Este jogo leva em consideração a variação da metodologia de ensino nas universidades, dispondo aos alunos um ambiente inovador que os influenciam ao aprendizado. Quanto à metodologia, esta pesquisa é classificada como exploratória, quanto a abordagem é classificada como qualitativa uma vez que foi utilizado livros, artigos, periódicos para descrever na revisão bibliográfica a base conceitual de temas como: valor presente líquido, taxas de juros, custo de capital e sistemas de amortização que foram necessários desenvolver o jogo. O resultado final é o jogo de Engenharia Econômica composto por cinco etapas que são interligadas dentro de uma lógica acadêmica, mas independentes uma das outras, as quais levam os alunos a praticar o conteúdo transmitido em sala de aula, em um ambiente virtual que estimula o aprendizado, simulando um ambiente empresarial, unindo a teoria com a prática.
Referência(s)