
Contextos ecológicos em uma instituição de acolhimento para crianças
2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 15; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s1413-294x2010000300002
ISSN1678-4669
AutoresEdinete María Rosa, Ana Paula dos Santos, Carla Ramos da Silva Melo, Mônica Rocha de Souza,
Tópico(s)Youth, Drugs, and Violence
ResumoEsta pesquisa teve como objetivo conhecer o cotidiano de uma instituição de acolhimento de crianças de zero a seis anos localizada em um município do estado do Espírito Santo. Além disso, buscou-se compreender fatores implicados no desenvolvimento psicossocial das crianças em situação de acolhimento institucional, tendo como base a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano e o procedimento metodológico da inserção ecológica. Entre os núcleos apresentados na teoria, este artigo priorizou a análise do contexto. Os resultados mostram que vários aspectos relacionados ao cotidiano da instituição contribuem para o desenvolvimento psicossocial das crianças - dentre os quais, a oferta de condições institucionais que conduzem a oportunidades de convívio saudável com cuidadores e outras crianças, além da promoção de vivências em vários níveis ambientais -, o que amplia e fortalece a rede de apoio social das crianças e das suas respectivas famílias.
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