Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Em torno das "Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana": uma conversa com historiadores

2008; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 21; Issue: 41 Linguagem: Português

10.1590/s0103-21862008000100001

ISSN

2178-1494

Autores

Martha Abreu, Hebe Mattos,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A partir do crescimento do interesse de professores e secretarias de educação na organização de políticas de combate ao racismo, este artigo procura discutir e apresentar alguns subsídios para a implementação das "Diretrizes curriculares nacionais para o ensino das relações étnico-raciais e de história e cultura afro-brasileira e africana", aprovadas em 2004. Entendemos as "Diretrizes" como uma importante estratégia pedagógica para levar à escola, pela primeira vez, a discussão das relações raciais no Brasil, tantas vezes silenciada ou desqualificada pelas avaliações de que o Brasil era uma democracia racial. Demos especial atenção aos limites e possibilidades de trabalho com os conceitos de cultura afro-brasileira e identidade negra.

Referência(s)