Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Um mito exótico? A recepção crítica de Orfeu Negro de Marcel Camus (1959-2008)

2009; Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Universidade de São Paulo; Volume: 36; Issue: 32 Linguagem: Português

10.11606/issn.2316-7114.sig.2009.68091

ISSN

2316-7114

Autores

Anaïs Fléchet,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Palma de Ouro em 1959, Orfeu Negro, do cineasta Marcel Camus, conhecido também como Orfeu do carnaval e Black Orpheus, teve uma recepção crítica ambígua desde então. Se, por um lado, o sucesso do filme deu um impulso fundamental à divulgação do cinema e da música brasileira no exterior nos anos 1960, foi também denunciado em nome da autenticidade da própria cultura brasileira. A análise dos documentos da produção, bem como dos artigos publicados nas revistas européias e norte-americanas, permite repensar o papel do filme nas relações interculturais entre Brasil, França e Estados Unidos. A hipótese defendida é que, apesar das críticas formais e ideológicas, Orfeu Negro constitui um documento de primeira ordem para o estudo da paisagem cultural carioca do final dos anos 1950 e da história das transferências culturais.

Referência(s)