Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Um estudo sobre gestão do conhecimento e inovação em uma empresa multinacional do setor de fast-food: o caso da Subway

2013; Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1413-99362013000100007

ISSN

1981-5344

Autores

Paulo Henrique de Oliveira, Carlos Alberto Gonçalves, Edmar Aderson Mendes de Paula, Vivian Coelho Assis,

Tópico(s)

Franchising Strategies and Performance

Resumo

Este artigo analisa as práticas de gestão do conhecimento e da inovação em uma franquia de uma importante empresa multinacional do setor de fast-food de Minas Gerais: a Subway. Como estratégia de pesquisa, utilizou-se um estudo de caso descritivo e os dados foram coletados por meio de uma entrevista em profundidade, realizada com o proprietário de quatro lojas dessa franquia, situadas em regiões estratégicas da cidade de Belo Horizonte. Os resultados demonstraram que os processos de criação, desenvolvimento e compartilhamento de conhecimentos entre os funcionários administrativos e operacionais são incentivados e têm alcançado resultados significativos nas lojas da franquia, conforme defende a teoria. Entretanto, talvez em decorrência desse modelo de negócio (franquia), esses conhecimentos produzidos e compartilhados, entre tais funcionários, não são aplicados em sua totalidade na inovação dos produtos e dos processos operacionais no local de vendas, pois grande parte das inovações é desenvolvida no ambiente da franqueadora, o que restringe o espaço de inovação nas lojas franqueadas, apesar de haver resultados satisfatórios na inovação de alguns processos gerenciais.

Referência(s)