Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Cidade à venda: reflexões éticas sobre o marketing urbano

2007; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 41; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0034-76122007000200006

ISSN

1982-3134

Autores

Fábio Duarte, Sérgio Czajkowski Júnior,

Tópico(s)

Social and Economic Solidarity

Resumo

A partir de uma exposição e discussão conceitual sobre marketing urbano, este artigo propõe uma reflexão dos limites éticos da incorporação das estratégias de marketing pelas cidades, que, a partir dos anos 1990, vêm adotando de forma explícita conceitos de marketing, tanto para a melhoria de sua imagem internamente, quanto, e principalmente, para potenciais investidores. Uma das razões para o emprego de estratégias de marketing urbano é posicionar a cidade perante a um mercado globalizado de fluxos de pessoas, investimentos e informações. Os críticos contrários à estratégia argumentam que isso transforma a cidade em mercadoria; os favoráveis, que é ferramenta inovadora para articulação entre agentes públicos e privados, objetivando a melhoria socioeconômica das cidades e conseqüente atendimento do interesse coletivo.

Referência(s)