Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

NA TEIA DO CONHECIMENTO: A BIOLOGIA DAS ARANHAS TRABALHADA POR MEIO DO ENSINO POR PROJETOS

2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português

10.14393/ree-v12n12013_rel04

ISSN

1982-7687

Autores

João Cardoso, Talita Martins Faria, Tatiana M. Clemente, Giuliano Buzá Jacobucci,

Tópico(s)

Science Education and Perceptions

Resumo

A formação de cidadãos críticos e conscientes relaciona-se com o conhecimento científico e com o estabelecimento de uma postura ambiental desde os primeiros anos escolares. Dessa forma, o ensino das Ciências Naturais é de suma importância no processo educacional de crianças e jovens. Nesse contexto, o presente trabalho relata uma proposta de extensão universitária realizada com alunos do segundo ano do Ensino Fundamental, sob a perspectiva do ensino por meio de projetos. A biologia das aranhas foi o assunto escolhido pelos próprios alunos, devido à curiosidade que os mesmos apresentavam sobre o referido grupo de seres vivos. Diversos recursos didáticos foram utilizados no trabalho, incluindo vídeos, dramatizações, jogos didáticos, conversas em grupo, brincadeiras e atividades práticas, buscando sempre frisar a relação do ser humano com a natureza e os demais seres vivos. No decorrer do projeto, foi possível observar a construção do conhecimento científico e o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem das crianças, bem como a noção da importância do papel desempenhado pelas aranhas no ambiente. Os alunos participaram ativamente das atividades, demonstrando grande envolvimento, uma vez que sempre levavam novas curiosidades, dúvidas e comentários, sendo, assim, agentes do próprio aprendizado.

Referência(s)
Altmetric
PlumX