
O pensamento na atividade prática: implicações no processo pedagógico
2011; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 16; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/s1413-73722011000400003
ISSN1807-0329
AutoresMaria Eliza Mattosinho Bernardes,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO estudo apresenta uma síntese teórica sobre a lógica e as formas de pensamento na atividade prática como decorrentes das relações entre o homem e a realidade objetiva e suas implicações no processo pedagógico. Os aspectos teórico-metodológicos do estudo centram-se na psicologia histórico-cultural e no materialismo histórico-dialético. Conclui-se que os processos ativos de apropriação do conhecimento, quando não consideram as relações lógico-históricas do desenvolvimento e da constituição do psiquismo humano, criam limitações a que o pensamento e a linguagem sejam potenciados pelo processo educativo. Decorre disso a necessidade de revisão dos referenciais teóricos presentes na formação de profissionais da educação e da psicologia em busca da finalidade maior da educação, que é o desenvolvimento das potencialidades humanas.
Referência(s)