Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O pensamento na atividade prática: implicações no processo pedagógico

2011; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 16; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s1413-73722011000400003

ISSN

1807-0329

Autores

Maria Eliza Mattosinho Bernardes,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O estudo apresenta uma síntese teórica sobre a lógica e as formas de pensamento na atividade prática como decorrentes das relações entre o homem e a realidade objetiva e suas implicações no processo pedagógico. Os aspectos teórico-metodológicos do estudo centram-se na psicologia histórico-cultural e no materialismo histórico-dialético. Conclui-se que os processos ativos de apropriação do conhecimento, quando não consideram as relações lógico-históricas do desenvolvimento e da constituição do psiquismo humano, criam limitações a que o pensamento e a linguagem sejam potenciados pelo processo educativo. Decorre disso a necessidade de revisão dos referenciais teóricos presentes na formação de profissionais da educação e da psicologia em busca da finalidade maior da educação, que é o desenvolvimento das potencialidades humanas.

Referência(s)