
Olhares de género face à matemática: uma investigação no ensino obrigatório espanhol
2006; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1413-294x2006000200002
ISSN1678-4669
AutoresJúlio António González-Pienda, José Carlos Núñez Pérez, Paula Solano, Elza Helena da Silva, Pedro Rosário, Rosa Mourão, António Valle,
Tópico(s)School Choice and Performance
ResumoO interesse pelo estudo das atitudes e o seu papel determinante na aprendizagem da matemática tem sido objecto de investigação há mais de 50 anos. Não obstante, actualmente, a investigação ainda se centra sobre as diferenças das atitudes das mulheres e dos homens, bem como sobre as causas de tais diferenças. No geral, os estudos realizados concluíram que, face à aprendizagem da matemática, as mulheres se percepcionam como menos competentes que os homens, embora estes estudos não sejam conclusivos. Outro dos dados emergentes sugere que, à medida que o estudante progride na escolaridade obrigatória, a atitude face à matemática vai sendo mais negativa. O presente trabalho aporta mais alguns dados sobre as diferenças nas atitudes face à matemática em função do género e do ano de escolaridade no contexto educativo espanhol.
Referência(s)