Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Programa de intervenção fonológica associado à correspondência grafema-fonema em escolares de risco para a dislexia

2012; Springer Science+Business Media; Volume: 25; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s0102-79722012000400018

ISSN

1678-7153

Autores

Maryse Tomoko Matsuzawa Fukuda, Simone Aparecida Capellini,

Tópico(s)

Children's Physical and Motor Development

Resumo

Este estudo objetivou identificar os escolares com sinais de risco para a dislexia e verificar a eficácia do programa de treinamento fonológico associado à correspondência grafema-fonema nessa população. Participaram deste estudo 60 escolares divididos em: GI, composto por 30 escolares submetidos ao programa de treinamento, e GII, composto por 30 escolares não submetidos ao programa de treinamento. Os resultados revelaram que, após o período de realização do programa de treinamento, o GI apresentou diferenças estatisticamente significantes em todas as habilidades propostas na avaliação. Conclui-se que o programa de treinamento das habilidades fonológicas e correspondência grafema-fonema foi eficaz para a identificação dos escolares com sinais de dislexia, comprovando-se pela melhora das habilidades cognitivo-linguísticas na situação de pós-testagem em relação à pré-testagem.

Referência(s)