
Programas educacionais para a pequena infância na Itália
2003; National Association of Postgraduate Research in Education; Issue: 24 Linguagem: Português
10.1590/s1413-24782003000300006
ISSN1809-449X
Autores Tópico(s)Family and Disability Support Research
ResumoAs creches do norte da Itália para as crianças de 0 a 3 anos têm sido referência internacional para a formação da professora de educação infantil. Tendo como atores pais, criança e professoras, o artigo apresenta as creches no interior das políticas para a infância e destaca o papel da família ao lado do Estado na educação dos pequenos. Reflete sobre as mães italianas, trabalhadoras ou não, e também sobre a paternidade/maternidade e a educação dos filhos e filhas em casa e na creche. Relata dois novos tipos de programas para as famílias e as crianças, concluindo sobre a importância de oferecer aos pais um amplo leque de escolhas para o cuidado da criança. Essas questões que hoje na Itália fazem parte do debate sobre a política para a infância e a família devem também fazer parte dos projetos de pesquisas e de práticas inovadoras.
Referência(s)