Artigo Acesso aberto

PARA O ESTUDO DA EVOLUÇÃO DO ENSINO E DA FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL EM PORTUGAL

1997; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 23; Issue: 1-2 Linguagem: Português

10.1590/s0102-25551997000100007

ISSN

1806-9274

Autores

Licínio C. Lima,

Tópico(s)

Historical Education and Society

Resumo

Estudos sobre a evolução do ensino de disciplinas, na formação de professores em Portugal, são recentes. O controle burocrático centralizado reteve as dimensões do controle político-administrativo. De certo modo, protegeu a esfera educativa das influências modernizantes, do capitalismo industrial e das lógicas mercantis e gerencialistas. Defendeu a educação do domínio político, da intervenção de movimentos sociais, das propagandas de ideais democráticos e da cidadania. A utilização da designação "Administração educacional" ilustra as dificuldades sentidas, ao longo dos últimos anos, em termos da construção acadêmica de uma área, seja pela falta de tradição, seja pelos antecedentes históricos.

Referência(s)