Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educação e ideologia do talento no mundo da publicidade

2006; Fundação Carlos Chagas; Volume: 36; Issue: 128 Linguagem: Português

10.1590/s0100-15742006000200008

ISSN

1980-5314

Autores

José Carlos Garcia Durand,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

A publicidade no Brasil como ramo de negócio e profissão se expandiu muito nos anos 1940, 1950 e 1960. A chegada de agências americanas com um padrão mais sofisticado de trabalho, a rápida e vigorosa implantação do rádio e da TV e a subordinação da mídia impressa e eletrônica à receita de anúncios são fatores que definiram uma etapa de muito otimismo e esperança para os publicitários. Comparando as concepções e aspirações que presidiram à criação, em 1951, da primeira escola de propaganda em São Paulo (hoje, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM), com as queixas e indefinições quanto ao que deva nortear o ensino de publicidade, hoje massificado, o artigo aponta interesses econômicos e simbólicos que ajudam a entender o distanciamento que as agências mantêm em relação às faculdades.

Referência(s)