Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Cultura, Comunicação e cidadania: o caso do Centro Cultural do Banco do Brasil de São Paulo

2012; Intercom; Volume: 35; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1809-58442012000200017

ISSN

1980-3508

Autores

Jefferson Oliveira Goulart, Camila Farias,

Tópico(s)

Cultural Industries and Urban Development

Resumo

O artigo analisa as atuais políticas culturais e analisa empiricamente as ações da unidade paulistana do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). O objetivo é interpretar como esta instituição opera o fomento à cultura no contexto da normatização cultural no Brasil. A articulação institucional entre Banco do Brasil e seu Centro Cultural enseja algumas particularidades no campo da difusão cultural, pois o status institucional do CCBB condiciona de maneira decisiva as formas como transcorrem as relações com produtores culturais, público consumidor e com seu respectivo mantenedor. Trata-se de estudo baseado em pesquisa bibliográfica, levantamento de campo e na abordagem dialética de análise. Conclui-se que, ao consentir um laissez-faire cultural, o Estado admite que o mercado imponha sua lógica à cultura, de modo que o objeto empírico pode ser caracterizado como um exemplo dessa dinâmica.

Referência(s)