
A formação do professor no contexto das tecnologias do entretenimento
2013; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português
10.20396/etd.v15i2.1282
ISSN1676-2592
Autores Tópico(s)Physical Education and Sports Studies
ResumoEste artigo tem como objetivo discutir e problematizar a formação dos professores no contexto das tecnologias do entretenimento e das mudanças cognitivas nas formas como os jovens aprendem e ensinam. A centralidade do lazer e do entretenimento na vida contemporânea reconfigura as estratégias de ensino e aprendizagem escolares. Tais estratégias passam, necessariamente, por mudanças estruturais dos cursos de formação de professores, uma vez que, mais do que a incorporação do equipamento, à escola cabe um papel importante de reconhecimento das mudanças cognitivas e sociais das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), para que seja possível formar as novas gerações para outras formas de apropriação de tais tecnologias que ultrapassem a lógica do consumo, da centralidade do lazer ou do entretenimento e ajudem a construir outras experiências culturais mais amplas e humanas.
Referência(s)