Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Habermas e a Teoria do Jornalismo: A Manipulação Ideológica no Jornalismo como Distorção Sistemática da Comunicação

2007; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Linguagem: Português

10.22409/contracampo.v0i16.395

ISSN

2238-2577

Autores

Heitor Costa Lima da Rocha,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O objetivo desta comunicação é analisar a natureza do jornalismo e sua capacidade de influir sobre a sociedade e o exercício do poder, através da avaliação de concepções de diversas tradições teóricas - teorias do espelho, gatekeeper, organizacional, do agendamento (agenda selting), da ação política, etnoconstrucionista e estruturalista -, contrastando-as com os conceitos de Habermas de esfera pública e de comunicação sistematicamente distorcida. Assim, pretende contribuir para a consolidação de pressupostos consistentes para o tratamento teórico do problema da ambiguidade estrutural do jornalismo, como o espaço por excelência da luta político-ideológica na contem poraneidade, ensejando, ao mesmo tempo, as ameaças de dominação (ou reprodução) e as promessas de libertação (ou de transformação da realidade social).

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