Artigo Revisado por pares

A “língua” e os textos: gramática e tradição no ensino de latim

2010; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1984-5499

Autores

Fábio Fortes,

Tópico(s)

Linguistics and Discourse Analysis

Resumo

A ideia de que o latim e uma “lingua morta” muitas vezes se perpetua na tradicao de seu ensino no Brasil, que se sustenta sobre a descricao morfossintatica da lingua latina a partir de compendios gramaticais. Os manuais de gramatica latina, ainda que tenham grande valor enciclopedico, retratam a lingua em sua imobilidade e, mesmo incorporando sentencas da literatura, nao contribuem significativamente para o estudo da lingua em funcionamento. Por esse motivo, propomos uma reflexao sobre a didatica do latim, defendendo que a gramatica tradicional latina nao seja o recurso principal para a pratica docente de latim, mas que essa pratica inclua sistematicamente o monumental legado da cultura escrita latina, considerando nao somente os generos da literatura – poesia, filosofia, retorica, historiografia etc. – mas tambem, e especialmente, os textos da tradicao gramatical antiga – os gramaticos latinos.

Referência(s)