Artigo Acesso aberto Revisado por pares

O projeto político-pedagógico e o plano de ensino de ciências em uma Escola Kaingang

2015; Volume: 17; Issue: 34 Linguagem: Português

10.22196/rp.v17i34.2927

ISSN

1984-1566

Autores

André Boccasius Siqueira, Fernanda Oliveira Lima, Jessé Renan Scapini Sobczak,

Tópico(s)

Indigenous Health and Education

Resumo

A Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Gomercindo Jete Tehn Ribeiro localiza-se em Tenente Portela, na Terra Indígena Guarita, Km 10, Rodovia RS 330. Observou-se o Projeto Político-Pedagógico e o Plano de Ensino de Ciências dos anos finais. A escola almeja uma educação voltada ao aluno indígena, que valorize o conjunto de experiências oriundas de seu grupo familiar, os conhecimentos culturais e as relações que ele faz com o meio. Com o estudo bibliográfico acerca do assunto, verificou-se que no Plano de Ensino não constam conteúdos curriculares propriamente indígenas conforme consta no Projeto Político-Pedagógico. Dentre algumas legislações em âmbito nacional, a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LD BEN) – Lei nº 9.394/96 reconhecem aos indígenas o direito à diferença cultural através da criação de capítulos específicos e elegem a pluralidade cultural como um tema transversal.

Referência(s)