
Efeitos dos procedimentos de videofeedback e modelação em vídeo na mudança de comportamentos maternos
2007; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
10.31505/rbtcc.v9i1.149
ISSN1982-3541
AutoresCynthia Borges de Moura, Edwiges Ferreira de Mattos Silvares, Fernanda Marques Jacovozzi, Kamila Alves da Silva, Ligia Tristão Casanova,
Tópico(s)Child Development and Digital Technology
ResumoEste trabalho tem como objetivo comparar os resultados do uso dos procedimentos de videofeedback e modelação em vídeo na orientação de mães de crianças pré-escolares quanto à agilidade na produção de mudanças nos comportamentos relacionados ao uso do reforçamento diferencial (aumentar a atenção positiva para comportamentos apropriados e diminuir a atenção negativa e punição aos comportamentos inadequados). Participaram duas díades mãe e filho. As crianças tinham três e quatro anos, com problemas de comportamento externalizante e internalizante, respectivamente. O procedimento consistiu em orientar as mães, alternando os procedimentos de videofeedback e modelação em vídeo, tomando-se medidas observacionais repetidas entre as sessões. Nos dois casos, a modelação em vídeo apresentou resultados superiores. Os resultados demonstraram que assistir a um terapeuta proficiente dando modelo das habilidades-alvo à mãe é relevante para a percepção das mudanças imediatas no comportamento da criança, em função de alterações simples no padrão de interação.
Referência(s)