
Processos cognitivos na leitura de palavras em crianças: relações com compreensão e tempo de leitura
2002; Springer Science+Business Media; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0102-79722002000200010
ISSN1678-7153
AutoresJerusa Fumagalli de Salles, Maria Alice de Mattos Pimenta Parente,
Tópico(s)Cognitive and developmental aspects of mathematical skills
ResumoA leitura é composta por múltiplos processos interdependentes. Este estudo analisou o uso preferencial de uma das rotas de leitura (Modelo Cognitivo de Dupla-Rota) e as possíveis relações com compreensão e tempo de leitura em 76 crianças de segunda e terceira séries do Ensino Fundamental de escola particular. Avaliou-se a leitura de palavras isoladas e a compreensão e tempo de leitura textual. Identificou-se quatro grupos segundo as habilidades de leitura de palavras: bons leitores por ambas as rotas; maus leitores por ambas as rotas; leitores preferencialmente lexicais e leitores preferencialmente fonológicos. Os primeiros foram os mais rápidos na leitura textual. Os grupos não diferiram significativamente em compreensão textual, exceto na 3ª série. Concluiu-se que ambas as rotas de leitura são funcionais na amostra, porém a rota fonológica parece estar melhor desenvolvida do que a rota lexical, que está em expansão, sugerindo um processo de desenvolvimento das habilidades de leitura.
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