
Indicadores de qualidade para a mobilização da escola
2005; Fundação Carlos Chagas; Volume: 35; Issue: 124 Linguagem: Português
10.1590/s0100-15742005000100011
ISSN1980-5314
AutoresVera Masagão Ribeiro, Vanda Mendes Ribeiro, Joana Buarque de Gusmão,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo descreve e analisa um sistema de indicadores sobre qualidade da escola que tem sido desenvolvido no Brasil por iniciativa de uma organização não governamental (Ação Educativa) e dois organismos internacionais (Fundo das Nações Unidas para a Infância -Unicef - e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD), contando com a participação de outras instituições governamentais e não governamentais de todo o país. O objetivo principal desses indicadores é o engajamento da própria comunidade na luta pela melhoria da qualidade da escola, o que lhes confere características peculiares. Em primeiro lugar, desenha-se o contexto político que gerou a iniciativa, em seguida, o processo de elaboração do sistema, depois seus fundamentos e características. Conclui-se com comentários sobre as principais questões surgidas na primeira utilização experimental do sistema em 14 escolas de educação básica e as perspectivas do projeto.
Referência(s)