
Educação médica – Interdisciplinaridade à luz da andragogia
2014; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18673/gs.v5i1.22831
ISSN1982-4785
AutoresViviane Cristina Uliana Peterle, Emmanuelle Monique Maciel de Oliveira Baracho, Rivadávio Fernandes Batista de Amorim, Celeste Aída Nogueira Silveira, Tiago Araújo Coelho de Souza, Suderlan Sabino Leandro,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) e o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) encontram-se articulados com a perspectiva de reorientar a formação profissional. Deste modo, busca-se a substituição do modelo tradicional de organização do cuidado em saúde, historicamente centrado na doença e no atendimento hospitalar. Uma das premissas fundamentais é fortalecer a integração ensino-serviço tendo a Estratégia Saúde da Família, onde a atuação está pautada nos princípios da integralidade, equidade e universalidade do Sistema Único de Saúde, como espaço para o desenvolvimento de ações numa abordagem integral do processo saúde-doença. Este artigo apresenta a experiência dos autores como preceptores e tutores de projetos e ações do PET Saúde /Distrito Federal em parceria com a Universidade de Brasília na visão interdisciplinar do desenvolvimento das ações. Ao expor os aspectos facilitadores das estratégias de enfrentamento, bem como aqueles que as dificultam, suscita-se a reflexão sobre a concepção da educação médica integrando ensino e serviço à luz da Andragogia, que considera a experiência profissional como elemento fundamental dos métodos educativos.
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