Artigo Produção Nacional

BIZORRÃO: O CARRO QUE, ATRAVÉS DO ESTILO PSICODÉLICO, SE DIRIGIA AOS JOVENS DA DÉCADA DE 70.

2011; Issue: 1 Linguagem: Português

10.15210/sha.v0i1.29

ISSN

2237-1923

Autores

Thaís Cristina Martino Sehn,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

O presente estudo aborda o anuncio publicitario do carro da Volkswagen – Fusca, modelo 1600 S – tambem chamado de Bizorrao, lancado em 1974. Por intermedio do metodo especulativo, o anuncio foi escolhido por ser a unica propaganda, em um semanario de 162 paginas, a utilizar de forma significativa a ilustracao, sendo que a revista observada foi a Manchete n° 1.176, de novembro de 1974. A investigacao segue, atraves de uma analise interpretativa do conteudo imagetico e linguistico do anuncio, baseada nos estudos de Martine Joly, proporcionados em seu livro “Introducao a Analise da Imagem”, para identificar o motivo do uso do desenho ao inves da fotografia, em voga no momento. A fim de entender melhor o objeto de estudo tambem e realizada uma breve contextualizacao do movimento dos anos 60 e 70, que ficou conhecido como “subcultura hippie” e de sua influencia na arte psicodelica. Palavras-chaves: Fusca 1600 S, Bizorrao, hippie.

Referência(s)