
DAS NARRATIVAS: O PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM O TEXTO EM SALA DE AULA
2015; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português
10.7867/1809-0354.2015v10n2p504-529
ISSN1809-0354
AutoresOtília Lizete de Oliveira Martins Heinig,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO trabalho com leitura e produção de textos em sala de aula é a tônica deste artigo que visa discutir a formação de professores para o ensino e aprendizagem de textos do eixo do narrar dentro das ações delineadas pelo subprojeto de Letras da FURB entre 2011 e 2013. As narrativas são compreendidas pelo viés teórico da psicolinguística com amparo em Stein; Glenn (1979) e Scliar-Cabral e Grimm-Cabral (1984)o que auxilia na formação teórica dos professores, na produção de instrumentos de coleta e análise de dados e materiais didáticos. Para o diagnóstico da escrita dos alunos do ensino fundamental de três escolas, foram aplicados comandos para produção de narrativas que, depois de analisadas, nortearam as ações em sala de aula, as avaliações e novos diagnósticos ao final de cada ano. As narrativas iniciais indicaram que: a introdução da cena e personagens era escrita com expressões lingüísticas convencionais de início; havia uma situação problema e o resultado estava presente, mas não estava explicado como a situação problema foi resolvida. As ações dos professores em formação alteraram esses resultados iniciais, levando-os a compreender que um diagnóstico completo das narrativas permite entender quais são os principais problemas para tentar resolvê-los, o que exige um plano de trabalho em sala de aula durante todo o ano e uma intervenção com cada grupo de alunos para ajudá-los a refletir sobre o modo como organizam suas narrativas.
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