Artigo Acesso aberto

Stress ocupacional no ensino: um estudo com professores dos 3º ciclo e ensino secundário

2010; Associação Brasileira de Psicologia Social; Volume: 22; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0102-71822010000300019

ISSN

1807-0310

Autores

A. Rui Gomes›, Nuno Montenegro, Ana Maria Baptista da Costa Peixoto, Ana Rita Baptista da Costa Peixoto,

Tópico(s)

Stress and Burnout Research

Resumo

Este trabalho foi realizado com 689 professores portugueses, a leccionarem nos terceiro ciclo e ensino secundário. Foram avaliados indicadores de stress, "burnout", saúde física e satisfação profissional. Observaram-se valores significativos de stress ocupacional (perto de 40%), e de "burnout" (10% na exaustão emocional, 3% na baixa realização pessoal e 1% na despersonalização), vários problemas de saúde física e valores de insatisfação profissional perto dos 20%. As análises de regressão múltipla apontaram diferentes variáveis preditoras para as três dimensões do "burnout" (62% de variância explicada na exaustão emocional, 16% na realização pessoal e 13% na despersonalização). As análises discriminantes e "t-test" para amostras independentes demonstraram maior stress ocupacional nas mulheres, nos professores mais velhos, nos profissionais com vínculos profissionais mais precários, nos professores com mais horas de trabalho e com mais alunos em sala de aula. No final, apresentam-se as limitações do estudo e as implicações para a investigação futura.

Referência(s)