Stress ocupacional no ensino: um estudo com professores dos 3º ciclo e ensino secundário
2010; Associação Brasileira de Psicologia Social; Volume: 22; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s0102-71822010000300019
ISSN1807-0310
AutoresA. Rui Gomes, Nuno Montenegro, Ana Maria Baptista da Costa Peixoto, Ana Rita Baptista da Costa Peixoto,
Tópico(s)Stress and Burnout Research
ResumoEste trabalho foi realizado com 689 professores portugueses, a leccionarem nos terceiro ciclo e ensino secundário. Foram avaliados indicadores de stress, "burnout", saúde física e satisfação profissional. Observaram-se valores significativos de stress ocupacional (perto de 40%), e de "burnout" (10% na exaustão emocional, 3% na baixa realização pessoal e 1% na despersonalização), vários problemas de saúde física e valores de insatisfação profissional perto dos 20%. As análises de regressão múltipla apontaram diferentes variáveis preditoras para as três dimensões do "burnout" (62% de variância explicada na exaustão emocional, 16% na realização pessoal e 13% na despersonalização). As análises discriminantes e "t-test" para amostras independentes demonstraram maior stress ocupacional nas mulheres, nos professores mais velhos, nos profissionais com vínculos profissionais mais precários, nos professores com mais horas de trabalho e com mais alunos em sala de aula. No final, apresentam-se as limitações do estudo e as implicações para a investigação futura.
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