
Formação ética na escola: entre certezas e incertezas
2015; UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS; Volume: 19; Issue: 1 Linguagem: Português
10.4013/edu.2015.191.10
ISSN2177-6210
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo discute, inicialmente, a busca filosofica e cientifica por conhecimentos verdadeiros sobre a natureza do mundo e do homem, capazes de proporcionar ao sujeito cognoscente a aquisicao de certezas absolutas. A partir das criticas ao determinismo e a nocao de neutralidade cientifica feitas no seculo XX, tal busca foi cedendo lugar a aquisicao de conhecimentos confiaveis, porem provisorios e sujeitos a revisoes. Com base na abordagem feita por Chaim Perelman, o texto mostra que os conhecimentos confiaveis que se apoiam na opiniao e na verossimilhanca contribuem para questionar tanto as chamadas verdades absolutas quanto a suspensao dos juizos no campo etico, constituindo-se em referencias importantes para a formacao etica que se da na escola. Sao examinadas, entao, quatro acoes pedagogicas (aprendizado do respeito mutuo, da justica, da solidariedade e do dialogo) que desde o advento dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) vem sendo consideradas confiaveis. Algumas problematizacoes sao conduzidas com o objetivo de fomentar a reflexao sobre as certezas e as incertezas que cercam os saberes pedagogicos relacionados a formacao etica dos alunos do ensino fundamental e do ensino medio. Palavras-chave: formacao etica, saberes pedagogicos, argumentacao.
Referência(s)