Artigo Revisado por pares

Interdisciplinaridade: um conceito em construção

2004; Cambridge University Press; Volume: 19; Linguagem: Português

ISSN

1750-0117

Autores

Railda Fernandes Alves, Maria do Carmo E. Brasileiro, Suerde M. De O. Brito,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este artigo aborda a interdisciplinaridade de forma historica e critica. Evidencia as filosofias de base: a filosofia do sujeito e o marxismo dialetico, localizando a Teoria das Representacoes Sociais nesse contexto. A filosofia do sujeito limita-se a uma concepcao a-historica do objeto filosofico cientifico, interdisciplinaridade, cujo processo de especializacao e disciplinaridade e entendido como doenca a ser curada pelas praticas interdisciplinares. O paradigma marxista dialetico, contrariando tal perspectiva, defende a impossibilidade de concebe-la fora dos moldes de producao em vigor, pois e produto do processo de construcao do conhecimento, incluindo a disciplinaridade como etapa dessa construcao. A Teoria das Representacoes Sociais permite a construcao dos objetos de pesquisas fora da dicotomia sujeito/objeto; transita entre as ciencias humanas; afirma-se como conceito articulador dentre os campos de pesquisa, por perpassar, de forma dialetica, conceitos psicologicos e sociologicos, caracterizando-a como interdisciplinar, e aponta alternativas para a questao pedagogica do metodo interdisciplinar. Palavras-chave: interdisciplinaridade; filosofia do sujeito; marxismo dialetico; Teoria das Representacoes Sociais. INTERDISCIPLINITY: BUILDING A CONCEPT This paper discusses interdisciplinity in a historic and critical manner. It shows the basic philosophies: the philosophy of the subject and Marxist dialectics, placing the theory of social representation in this context. The philosophy of the subject is limited to an anti-historic conception of a

Referência(s)