
Utilização de Objetos de Aprendizagem Abertos SCORM para dar suporte à Avaliação Formativa
2010; Volume: 18; Issue: 3 Linguagem: Português
10.5753/rbie.2010.18.03.59
ISSN2317-6121
AutoresRenato Luís de Souza Dutra, Liane Margarida Rockenbach Tarouco, Liliana María Passerino,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoA avaliação formativa, apesar de ter sido discutida por diversos autores nas últimas décadas, ainda é pouco utilizada, tanto nos cursos presenciais como a distância.Somente nos últimos anos, com a preocupação maior com o processo de ensino-aprendizagem e com o crescimento dos cursos a distância, essa abordagem de avaliação começou a ganhar mais importância.Na Educação a Distância, a avaliação formativa tem se mostrado uma excelente alternativa, por propiciar aos professores um acompanhamento mais próximo e mais individualizado de seus alunos e por permitir a regulação do processo de ensino-aprendizagem.Independente do processo avaliativo, o desenvolvimento de conteúdos digitais educacionais na forma de objetos de aprendizagem tem sido uma solução crescente na EAD e para tanto, modelos de portabilidade e interoperabilidade, como o SCORM, proporcionaram uma grande evolução em termos de reusabilidade, portabilidade e interoperabilidade.Dessa forma, o desenvolvimento de objetos de aprendizagem deveria levar em consideração o processo de avaliação formativa.Com base nessas constatações, a presente pesquisa buscou
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