Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Utilização de Objetos de Aprendizagem Abertos SCORM para dar suporte à Avaliação Formativa

2010; Volume: 18; Issue: 3 Linguagem: Português

10.5753/rbie.2010.18.03.59

ISSN

2317-6121

Autores

Renato Luís de Souza Dutra, Liane Margarida Rockenbach Tarouco, Liliana María Passerino,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

A avaliação formativa, apesar de ter sido discutida por diversos autores nas últimas décadas, ainda é pouco utilizada, tanto nos cursos presenciais como a distância.Somente nos últimos anos, com a preocupação maior com o processo de ensino-aprendizagem e com o crescimento dos cursos a distância, essa abordagem de avaliação começou a ganhar mais importância.Na Educação a Distância, a avaliação formativa tem se mostrado uma excelente alternativa, por propiciar aos professores um acompanhamento mais próximo e mais individualizado de seus alunos e por permitir a regulação do processo de ensino-aprendizagem.Independente do processo avaliativo, o desenvolvimento de conteúdos digitais educacionais na forma de objetos de aprendizagem tem sido uma solução crescente na EAD e para tanto, modelos de portabilidade e interoperabilidade, como o SCORM, proporcionaram uma grande evolução em termos de reusabilidade, portabilidade e interoperabilidade.Dessa forma, o desenvolvimento de objetos de aprendizagem deveria levar em consideração o processo de avaliação formativa.Com base nessas constatações, a presente pesquisa buscou

Referência(s)