Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Desenvolvimento de um inventário de levantamento das dificuldades da decisão profissional

2000; Springer Science+Business Media; Volume: 13; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0102-79722000000300013

ISSN

1678-7153

Autores

Ricardo Primi, Alícia Maria Hernandez Munhoz, Cássia Aparcida Bighetti, Eliane Porto Di Nucci, Maria Carolina K. Pellegrini, Melissa Aparecida Moggi,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

Apresenta-se o desenvolvimento de um inventário baseado em um modelo da indecisão profissional que se apoia nas teorias da tomada de decisão. Aplicou-se o inventário em 227 alunos, 52,8% de uma escola estadual e 47,2% de uma escola particular, a maioria de 14 a 17 anos, freqüentando a oitava serie do Ensino Fundamental e segunda e terceira série do Ensino Médio. A análise fatorial indicou a presença de 17 fatores primários hierarquicamente agrupados em quatro fatores mais amplos: a) insegurança e falta de informação (Alfa 0,89); b) ênfase no busca de prestígio e retorno financeiro (Alfa 0,79); c) imaturidade para a escolha (Alfa 0,70); e, d) conflitos com pessoas significativas (Alfa 0,71). Uma ANOVA indicou que os alunos de escolas estaduais tendem a privilegiar o aspecto econômico e os alunos mais jovens apresentam um maior grau de imaturidade, atestando a validade do instrumento.

Referência(s)