Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Anatomia funcional e morfometria dos intestinos e dos cecos pilóricos do teleostei (pisces) de água doce Brycon orbignyanus (Valenciennes, 1849)

2000; Sociedade Brasileira de Zootecnia; Volume: 29; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1516-35982000000200001

ISSN

1806-9290

Autores

José Teixeira de Seixas Filho, José de Moura Brás, Andréa Tassis de Mendonça Gomide, Maria Goreti de Almeida Oliveira, Juarez Lopes Donzele, Eliane Menin,

Tópico(s)

Fish Biology and Ecology Studies

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi estudar a anatomia funcional e a morfometria comparativas nos intestinos médio e posterior e nos cecos pilóricos da piracanjuba (Brycon orbignyanus Valenciennes, 1849) (Characiformes, Characidae, Bryconinae). Foram conduzidos estudos anatomofuncionais e morfométricos nos intestinos médio e posterior e nos cecos pilóricos dessa espécie com hábito alimentar onívoro. Constatou-se, por meio destes estudos, que o padrão de enrolamento das alças intestinais em arranjo em N apresentou, na segunda classe de tamanho, freqüentes variações no intestino médio, mas foi compatível com os de outras espécies de hábitos alimentares similares. Os estudos da morfometria mostraram que o comprimento total do intestino e das alças intestinais e seus calibres, provavelmente, exercem função específica na absorção dos nutrientes. As relações entre o arranjo das pregas da mucosa e a velocidade de transporte do alimento no intestino médio sugerem que os padrões transversal e oblíquo retardam o avanço do alimento em sentido aboral, possibilitando maior período digestivo e melhor aproveitamento dos nutrientes, contribuindo para a preparação do bolo fecal. O comprimento e o calibre dos cecos pilóricos aumentam com o desenvolvimento do peixe, e o seu padrão de mucosa possui características anatômicas semelhantes às do intestino.

Referência(s)