Artigo Acesso aberto

Memórias de um Cabra Marcado pelo Cinema: representações de um Brasil rural

2004; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5380/cam.v5i2.1622

ISSN

2317-6830

Autores

Eliska Altmann,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

Com base no documentário Cabra Marcado para Morrer, de Eduardo Coutinho, o artigo analisa as representações do Nordeste rural no cinema brasileiro. Através da história do surgimento das Ligas Camponesas, vemos como o filme trata, a partir da reconstituição biográfica de um líder assassinado da Liga Camponesa de Sapé, as lutas e conseqüências de um movimento camponês. Assim, sob o enfoque da fabricação de significados sociais a partir de signos artísticos, dialogamos com alicerces teóricos sobre o campesinato no Brasil como forma de discutir as representações imagéticas que criam possíveis “espaços históricos”. Memories of a “Cabra” Marked by Cinema: representations of a rural Brazil Abstract Based on Eduardo Coutinho’s documentary “Cabra Marcado para Morrer”, the article analyzes representation of the northeastern agricultural regions in Brazilian cinema. Through the history of the Ligas Camponesas’ sprouting, it is shown how the film portrays, through the biographical reconstitution of an assassinated leader of Liga Camponesa de Sapé, the struggles and consequences of a peasant movement. Thus, by approaching social meanings manufactured by artistic signs, the article dialogues with theoretical foundations of analysis of Brazilian peasantry as a way to discuss the imagetic representations that create possible “historical spaces”.

Referência(s)