Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Interações entre pré-escolares: possibilidades de análises

2003; Conselho Federal de Psicologia; Volume: 23; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s1414-98932003000400013

ISSN

1982-3703

Autores

Lene Wilma Rodrigues Lopes, Celina Maria Colino Magalhães, Patrícia Izar Mauro,

Tópico(s)

Child and Adolescent Psychosocial and Emotional Development

Resumo

Buscou-se, neste trabalho, construir a rede de relações sociais entre pré-escolares e analisar a pertinência das metodologias utilizadas para a coleta e análise dos dados. Participaram dezessete pré-escolares de uma escola privada em Belém-PA. Os dados foram coletados através de teste sociométrico e observação comportamental. A estrutura do grupo foi analisada a partir da rede de relações sociais, construída através de Árvores Geradoras Mínimas (Teoria dos Grafos). Os resultados mostraram preferências por parcerias diferentes no teste sociométrico e no comportamento interativo. As duas medidas complementaram-se. O uso da Teoria dos Grafos demonstrou-se relevante por possibilitar análises quantitativa e qualitativa do fenômeno social.

Referência(s)